segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rótulos.


Hoje acordei com uma vontade muito grande de fazer um bolo de chocolate, peguei uma simples receita que tinha guardado quando assisti um programa de TV, fui verificar se haviam todos os ingredientes em casa, eu tinha ovos, açúcar, leite, chocolate e farinha. Droga, faltava o fermento! Precisaria ir ao supermercado, não pensei duas vezes. Peguei meu carro e fui ao supermercado.

Chegando ao supermercado, fui primeiro pegar o fermento, tinham duas marcas de fermento, perguntei para uma senhora que estava passando pelo mesmo corredor, pensei eu que com a idade que ela parecia ter, poderia me dar uma informação mais do que correta. _Por favor minha senhora, qual dessas duas marcas eu devo levar quero fazer um bolo de chocolate. _Olha, a melhor marca é a marca um, eu sempre usei ela e sempre tive bons resultados com ela- disse a senhora com toda a convicção do mundo. _Muito obrigado, minha senhora.

Peguei o fermento da marca um e comecei a ler o rótulo e toda a composição daquele produto, onde ele tinha sido fabricado e tinha até a quanto tempo a empresa fabricante estava aberta. Me surpreendi com as informações daquele rótulo e fiquei muito curioso em ver o rótulo da outra marca. Voltei e comecei a ler aquele rótulo, e tinham as mesmas informações que o rótulo da primeira marca, e o mais engraçado é que as duas empresas tinham sido fundadas no mesmo ano. Quem diria duas marcas diferentes, fundadas no mesmo ano em regiões muito diferentes, sobrevivendo a todos esses anos.

Fiquei em dúvida, e comecei a me lembrar o que a senhora me tinha dito, ela sempre usou da marca um, isso quer dizer que ela nunca havia experimentado a marca dois, como então ela poderia me dizer que tal marca era melhor que a outra? Coloquei as duas marcas no cesto, levei para casa e resolvi fazer dois bolos para ver qual dos dois fermentos poderia me dar um resultado melhor.

Cheguei em casa e fiz os dois bolos com as medidas exactamente iguais, e coloquei para assar. Esperei os mesmos 40 minutos para assarem. Quando tirei os bolos, a primeira coisa que percebi é que o bolo da marca um, tinha crescido mais que o da marca dois, experimentei e os dois estavam com o mesmo gosto, aliás um bolo feito por mim só poderia ter esse resultado, e fiquei pensando porque um cresceu mais que o outro.

No outro dia, fiz novamente um bolo com o fermento dois, só que com um pouquinho a mais do que da outra vez, deixei 40 minutos e ele cresceu só um pouquinho a mais que da outra vez, pensei comigo que a senhora tinha realmente razão, só que deixei ele no forno por mais 10 minutos. Quando tirei do forno ele tinha crescido até um pouco a mais que o outro fermento fiquei espantado, e o sabor estava muito gostoso como da primeira vez.

Às vezes queremos que as pessoas alcancem nossas expectativas na mesma medida e no mesmo tempo que outras pessoas, mas como não podemos definir ninguém pelo seu "rótulo", temos que entender que algumas pessoas precisam que exijamos um pouco mais delas e demos mais tempo, pois nem elas mesmo sabem os resultados que podem atingir.

2 comentários:

Posso_ajudar disse...

Gostei de ver.
Afinal, pensar não é tão ruim assim.
A faculdade da razão existe para nos fazer crescer, se a usarmos ao nosso favor. Alias,... Muitas vezes não desfrutamos das bênçãos de Deus em nossas vidas, justamente por que ela não vem no formato (rótulo) que tínhamos desenhado para elas.

Lin disse...

Uh Tiaguera!!!